10 de novembro de 2010

C. D e C.F - Tarasca

Para os novos leitores que ainda não conhecem o esquema dos posts da coleção, saibam que o que estiver em laranja, é comentário meu. Mais informações, clique aqui.


Com a sua cabeça de leão, dorso de tartaruga e cauda de serpente, a bizarra aparência e põe bizarro nisso, só de imaginar como foi a concepção dessa coisa, da vontade de sair correndo. da cruel Tarasca, aterrorisava a região da Provença do século I D.C.
Era um dragão, que vivia as margens do rio Ródano, próximo de Avinhão só sei que fica na França, perto de uma região chamada Tarascón daí vem o nome, ele era mais forte que um touro, maior que um cavalo, com os dentes semelhantes a espadas e grossos como cornos (chifres).
Pelo menos, foi assim que o beato Santiago de Vorágine descreveu no século XIII, a famosa Tarasca.
Esse monstro anfibio mas que eu saiba, dragões são répteis saido das águas do Ródano, ele devorava homens e animais sem distinção e os habitantes locais, aterroizados, não sabiam como resolver esse problema.

Triunfo de Santa Marta
Na mesma época, a jovem Marta atravessava a Provença deixando atrás de si, um turbilhão de milagres e maravilhas. A reputação desta santa chegou aos ouvidos das vitimas da Tarasca, que suplicaram para intervir em seu favor.

Bom monstrinho, agora, dá a patinha, vai?
Marta aceitou na hora e de coração e nao hesitou em apresentar-se de imediato perante o monstro.
Em vez de lutar contra ele, ensinou-lhe simplesmente a fazer o sinal da cruz, benzeu-o com água benta e pediu-lhe com uma voz suave que a seguisse em nome de Jesus Cristo Aê, a santa não matou o bicho, vê se aprende,São Jorge.
Então, retirou um cinturão e colocou-o sem dificuldade, em redor do pescoço da Tarasca que se comportava de uma maneira dócil. Por último, passeou com a besta pelas ruas da cidade libertada.
 Comjo recordação deste prodigio, a cidade foi batizada com o nome de Tarascón, Desde o século XV até os dias atuais, todos os anos, celebra-se nesse local, a vitoria de Santa Marta contra do dragão e pelas ruas da cidade da Provença, uma menina leva em procissão uma efígie de papel maché da Tarasca, por entre os apupos da multidão.


cara de rato e corpo de tatu?




Para finalizar:
Posso até ouvir aquele locutor de apuração de notas de desfile de  escolas de samba dizer ao ver essa imagem:
Unidos de Santa Marta, nota: 10

3 comentários:

  1. Muito bizarro para o mmeu gosto...


    http://www.conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá... quer aumentar aumentar seus seguidores? Então siga meu blog que eu sigo o teu. Blz?
    http://professormaxsuel.blogspot.com/

    ResponderExcluir