O que são Dragões?

Se por acaso, você chegou até aqui, e nao entende bem sobre o assunto, esta página é especialmente para você.

Mas que Gracinha!!
Algumas definições que serão constantemente vistas neste Blog:

Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspectoreptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.


Tipos de Dragões existentes:
Ocidental: São os mais conhecidos pela nossa cultura, seja daquela velha história da princesa presa no castelo vigiado por um dragão ou dos modernos jogos RPG, sejam os jogos de tabuleiro, como o badalado Dungeons and Dragons, como os jogos online, como Dragon Age e Lineage, por exemplo.
São normalmente representados como grandes lagartos com asas de morcego, chifres e que cospem fogo ou veneno.
Este tipo é associado ao demônio, pela igreja Católica , por isso, geralmente, sao os grandes vilões de histórias fantásticas.
Oriental: Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia Chinesa foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.

É representado de várias formas, a mais comum é o dragão de 4 patas, cada uma com 4 dedos para frente e 1 para trás, o dragão imperial, ou carregando uma pérola numa das patas chamada de Yoku (元氣) pela antiga lenda chinesa – “dragão das águas marinhas”.


um, de muitos exemplos de dragão oriental
Wyvern ou Serpe: São os Dragões de 2 patas ou que possuem apenas as asas, Wivern significa Vibora, por estes dragões se parecerem bastante com serpentes. São comuns em brasões medievais.
Brasão do Fernando de Portugal, Senhor de Serpa
Geralmente as serpes apresentam apenas duas patas , sendo que no lugar das dianteiras estão suas asas, o que a torna similar a uma ave.

Dragões “De Verdade”
dragão de Komodo
Dragão de Komodo
FILO: Chordata

CLASSE: Reptilia

ORDEM: Squamata
SUBORDEM: Sauria
FAMÍLIA: Varanidae
CARACTERÍSTICAS
Comprimento: até 3,5 m
Peso: até 110 kg
Cor: cinzenta e marrom
Tempo de vida: 50 anos
Cinco garras em cada pata
Guloso e Carnívoro, como alguns outros membros da família dos lagartos gigantes, o dragão de Komodo existe há centenas de séculos. Já vivia na terra muito antes do aparecimento do homem.
Encontrado na ilha de Komodo, na Indonésia, e em algumas ilhas circunvizinhas, ele é o maior de todos os lagartos atuais. Guloso e carnívoro, como veados, macacos, cabras e porcos selvagens. Também gosta muito de carniça e é capaz de dar conta de uma carcaça inteira de búfalo.
Mas o dragão-de-komodo também come animais vivos. Derruba a vítima com sua forte cauda e corta-a em pedaços com os dentes. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas. No fim da estação das chuvas, a fêmea põe cerca de 25 ovos na areia. os ovos se abrem depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento.
Mas o dragão-de-komodo também come animais vivos. Derruba a vítima com sua forte cauda e corta-a em pedaços com os dentes. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas. No fim da estação das chuvas, a fêmea põe cerca de 25 ovos na areia. os ovos se abrem depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento.
Se você conhecer outros tipos de dragões, deixe seu comentário, o tipo que eu vou pesquisar e postar nesta página.
Fontes:
wikipedia.org
http://www.portalsaofrancisco.com.br
Imagens: Photobucket.